• This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Instituto AURUM abre novo escritório em Moçambique

Instituto AURUM abre novo escritório em Moçambique

MAPUTO – 13 MAIO: O Instituto AURUM abriu formalmente o seu escritório em Maputo, numa cerimónia que contou com a presença de representantes seniores do Ministério da Saúde de Moçambique, doadores e outros parceiros estabelecidos em Moçambique.

O escritório do Instituto AURUM em Moçambique será responsável pela implementação no país do projecto IMPAACT4TB, financiado pela Unitaid. Este projecto, de 4 anos de duração, que visa tratar a infecção latente por tuberculose, fornecerá uma terapia preventiva para TB de curta duração (3HP) a dois grupos vulneráveis: crianças menores de 5 anos de idade e pessoas vivendo com HIV, em 12 países com alta carga de TB: Brasil, Gana, Etiópia, Quénia, Tanzânia, Malawi, Zimbabwe, Moçambique, África do Sul, India, Camboja e Indonésia. Em conjunto, estes países representam o 50 por cento da carga global de TB.

A Aurum é a organização líder do consórcio IMPAACT4TB e o implementador do projecto na África do Sul, Gana e Moçambique.

O Director Nacional da Aurum, Prof Emilio Valverde, falando na cerimónia de inauguração, disse que a Aurum Moçambique irá trabalhar de perto com ministérios chave, parceiros de desenvolvimento e organizações locais para assegurar a implementação efectiva de 3HP no país.

“Falando claramente, a Aurum não poderá atingir os seus objectivos sem o apoio do povo Moçambicano e dos nossos parceiros,” manifestou.

Valverde e sua equipa estiveram acompanhados pelo Executivo da Aurum da África do Sul, Dr. Bulelani Kuwane e outros membros da divisão internacional da Aurum, incluindo a Gestora do projecto IMPAACT4TB Karin Turner, a Assessora Técnica Sénior Dra Regina Osih e a Investigadora Sénior Dra Violet Chihota. “Este é um momento muito auspicioso para a Aurum, já que estamos completando o nosso vigésimo primeiro ano como uma organização orgulhosamente Africana cuja missão é melhorar a saúde das pessoas e das comunidades que vivem na pobreza. Com este novo escritório em Moçambique, nos comprometemos a partilhar a nossa experiência e melhores prácticas,” disse o Executivo da Aurum Bulelani Kuwane.

A Dra Benedita José, representante do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose de Moçambique, inaugurou oficialmente o escritório, declarando que o programa espera trabalhar conjuntamente com a Aurum para abordar a alta carga da TB no país.

Como parte da cerimónia, a Dra Benedita José, aceitou uma doação de 50,000 rands realizada pelos funcionários da Aurum como apoio aos trabalhos de recuperação dos estragos causados pelo ciclone Idai. Segundo Kuwane, os funcionários da Aurum decidiram reagir desta maneira com vista a colaborar na diminuição do impacto da devastação produzida por este ciclone tropical, que provocou mais de 1.000 mortes e afectou pelo menos dois milhões e meio de pessoas.


© 2024 The Aurum Institute. All Rights Reserved.